Vereadoras Paolla e Rai se reúnem em Piracicaba para debater política regional
Unir a força dos mandatos femininos do Partido dos Trabalhadores da região, debater o momento político atual, refletir sobre os ataques sofridos pelas mulheres no cenário político local e nacional e ampliar a visão sobre perspectivas políticas para o ano de 2022, esses foram alguns dos pontos da pauta do encontro que reuniu os gabinetes da vereadora Ra de Almeida – do Partido dos Trabalhadores de Piracicaba – e Paolla – de Campinas.
Mandatos de referência e de luta na Macrorregião de Campinas, Rai e Paolla vem atuando de maneira expressiva em suas respectivas câmaras e cidades, lutando em prol de pautas sociais variadas e se destacando, em especial, na militância de causas feministas, étnicas e outras. O encontro nasceu da necessidade que ambos os mandatos sentiram em aproximar as forças políticas do Partido, especialmente aquelas que têm mulheres como mandatárias.
Nesse sentido, Débora, do gabinete de Campinas, reconheceu a luta do mandato da vereadora Rai de Almeida, afirmando que há relações de semelhança com o que acontece no cenário político de Campinas. Nesse sentido, a vereadora Paolla destacou o fato de ser solidária à luta da Rai em Piracicaba e que tem acompanhado o trabalho e a luta do mandato de Rai. Paolla destacou também a luta do mandato dela em Campinas e salientou a importância de se aglutinar as forças feministas de esquerdas dentro do Partido.
Por sua vez, Erick, também do gabinete da Paolla, destacou que é uma satisfação estar no gabinete, conhecendo o mandato e a vereadora Rai. Ressaltou também que entende a importância de se organizar os mandatos do Partido, unindo as forças locais em prol de pautas comuns. Erick apontou também para o momento complexo que o país enfrenta e destacou que entende que tanto Paolla quanto Rai estão na linha de frente desses novos tempos de luta da esquerda neste momento.
Já para Eva Prudência, do gabinete da vereadora Rai, afirmou que está muito feliz em conhecer pessoalmente a Paolla – e também apontou para a necessidade dessa união entre os mandatos do Partido. Eva destacou também a importância de se ter lideranças femininas e negras dentro do Partido – e que Paolla representa a esperança em ver esse mais mulheres negras atuando. Paulo, também do gabinete da vereadora Rai, destacou a importância da articulação e reforçou o que disse Eva sobre as expectativas para o ano que – na opinião deles – será um ano bastante difícil e de luta pela defesa da democracia e de todo o processo eleitoral. Paulo destacou também a importância do Partido e da Macrorregião de Campinas, “uma vez que estamos numa região bastante conservadora.” Paulo destacou também que é necessário seguirmos construindo um Partido mais fortalecido na região.
A vereadora Rai de Almeida disse da importância da agenda com a Paolla nesta tarde de terça-feira, e apontou que entende que é fundamental unir os mandatos do Partido, especialmente os da região, a fim de se fortalecer as pautas e fazer os enfrentamentos necessários. Rai disse que gostaria muito que pudéssemos pensar nessa rede de mandatário, para seguirmos lutando e se constituindo como força política regional – e que é preciso unir as diferenças, viver a igualdade na diferença, e que não podemos fazer mais do mesmo.
Como encaminhamento, ficou como proposta ampliar esse encontro com as demais vereadoras do Partido dos Trabalhadores da macrorregião de Campinas, sempre no sentido se unir forças e fortalecer os laços dessas mandatárias. Pensar inciativas conjuntas e iniciar a articulação de propostas que funcionem como possibilidade de debates e reflexão entre elas é uma das ideias que Rai e Paolla devem levar à frente no próximo ano.