Vereadora questiona sobre o armazenamento de vacinas

A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 36ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (22), o requerimento 668/2026, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), que solicita informações à Secretaria de Saúde sobre a manutenção dos equipamentos de refrigeração destinados ao armazenamento de vacinas e os impactos nas unidades de saúde do município.

No documento, a vereadora coloca que o gabinete recebeu relatos de munícipes e registros fotográficos que indicam restrições na aplicação da vacina em unidades de saúde do município, em razão da indisponibilidade ou limitação dos equipamentos de refrigeração destinados ao armazenamento de imunobiológicos.

Por isso, ela questiona quantas unidades de saúde do município estão com equipamentos de refrigeração para armazenamento de vacinas em manutenção, inoperantes ou com capacidade reduzida atualmente, quais são as unidades afetadas e desde quando cada uma delas enfrenta essa situação e quais medidas emergenciais foram adotadas para garantir a oferta regular da vacina contra a gripe à população durante o período de manutenção dos equipamentos.

Pergunta também se há registro de aumento no tempo de espera ou redução no número de doses aplicadas em decorrência da limitação de armazenamento das vacinas, se existe previsão para a conclusão dos serviços de manutenção e normalização da oferta de vacinação em todas as unidades afetadas e ainda se houve perda de vacinas ou comprometimento de doses em razão de falhas nos equipamentos de armazenamento.

Quer saber também se a Secretaria Municipal de Saúde possui planejamento para substituição ou modernização dos equipamentos de refrigeração utilizados para armazenamento de imunobiológicos e de que forma as vacinas estão sendo armazenadas atualmente. Indaga ainda se os equipamentos de refrigeração das unidades afetadas possuíam manutenção preventiva periódica e se houve necessidade de remanejamento de usuários para outras unidades de saúde em razão da limitação de armazenamento de vacinas.

Ao justificar voto, no Plenário, Rai de Almeida disse que teve informações de que o armazenamento das vacinas tem sido feito de forma irregular. “A refrigeração não tem os equipamentos adequados para que esses insumos sejam armazenados e as suas conservações possam ser feitas de formas adequadas e não tenham os impactos nos efeitos das vacinas”, afirmou.