Vereadora participa de reunião do Comitê Pop Rua
Visando conhecer ainda mais de perto as necessidades, dificuldades e a dura condição de vida das pessoas em situação de rua em Piracicaba, a vereadora Rai de Almeida (PT) participou nesta última quarta-feira, 4, da 10ª Reunião Ordinária do Comitê Pop Rua de Piracicaba. O objetivo principal do encontro foi dar continuidade aos questionamentos levantados durante Audiência Pública, que ocorreu na Câmara Municipal, sobre as pessoas em situação de rua.
Durante o encontro, o SEAS (Serviço de Abordagem Social) apresentou dados levantados sobre o mês de setembro e referentes ao número de casos de reincidência à vida na rua e também de casos novos – além de apontarem ainda que cerca de 16 pessoas utilizam a Praça José Bonifácio, de forma mais frequente, como local para dormir.
Na ocasião, representante da Casa de Passagem explanou sobre seus procedimentos, triagem, acompanhamentos dos usuários e outras atividades lá realizadas. A questão do horário de abertura do banheiro público da Praça José Bonifácio também foi abordada, uma vez que atualmente o local funciona até às 22h, havendo a necessidade de que seu funcionamento seja de 24 horas.
Dentro da pauta do encontro, um dos temas mais importantes abordados foi sobre a necessidade da intersectorialidade de diversas secretarias para se tratar do tema das pessoas em situação de rua. Nesse sentido, e de maneira geral, o entendimento de todos e todas presentes à reunião foi de que para que se possa haver ações efetivas nesse campo é necessário que haja trabalho em conjunto, dada a complexidade dos casos que envolvem as pessoas que se encontram em situação de rua – não podendo esse atendimento ficar restrito apenas à assistência social.
Para a vereadora Rai de Almeida, “é necessário que haja trabalho em conjunto e que ele possa envolver diferentes áreas e secretarias, com a da saúde, do trabalho e renda, da habitação, educação, cultura, esporte e finanças”, afirmou Rai.