Vereadora entrega Plano Municipal do Livro à Prefeitura

Na manhã de terça-feira (24), a vereadora Rai de Almeida (PT) entregou oficialmente ao prefeito Luciano Almeida a proposta de um Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) elaborado coletivamente – ao longo de mais de um ano – junto a bibliotecários e bibliotecárias, professoras e professoras, leitores e leitoras, pesquisadores, pesquisadoras e representantes de entidades civis de Piracicaba.

 

No ato da entrega, que aconteceu no gabinete do Prefeito, estiveram presentes a presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB8) Ana Claudia Martins (que veio especialmente de São Paulo para esse ato), o conselheiro do CRB8 e bibliotecário Guilherme Belíssimo, a professora e Vice-Diretora Acadêmica da Escola de Engenharia de Piracicaba Maria Helena Tavares, os secretários Carlos Beltrame – da Secretaria de Ação Cultural – e Bruno Roza – da Secretaria de Educação.

 

Marco na luta do mandato da vereadora Rai de Almeida pela educação municipal – pelas bibliotecas, pelo universo do livro e da leitura – o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB) entregue ao Executivo objetiva dar caminhos a curto, médio e longo prazo para que a cidade de Piracicaba possa vir a ser uma “cidade-leitora” – e sirva de modelo parar as demais cidades de sua região metropolitana.

 

“A elaboração de um Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas está prevista em dois projetos nacionais dessa área, na Política Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e no Plano Nacional de Leitura e Escrita (PNLE). Infelizmente, no entanto, apenas 153 municípios no país conseguiram cumprir o que propõem esses planos nacionais”, aponta a vereadora. “Nesse sentido, em atendimento a esses planos e diante da urgente necessidade de se investir na leitura em nossa cidade e país, elaboramos coletivamente ao longo de um ano um Plano Municipal que agora entregamos ao Prefeito, a seus secretários e a Piracicaba”, comentou Rai.

 

A elaboração e construção do texto do PMLLLB apresentado à Prefeitura se deu à luz do que propõe os planos nacionais e foi produzido a partir de uma série de reuniões públicas chamadas pela vereadora – e que contaram com a participação atuante do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB8), com a presença de outros profissionais de área (como especialistas em leitura e literatura), professores e leitores. Ao final do processo, uma audiência pública – ocorrida no mês de junho deste ano – pode contar também com os representantes do Executivo e deu ainda mais voz a participação popular.

 

“Fizemos agora, oficialmente, a indicação desse plano pelos meios legais do legislativo e o entregamos também pessoalmente ao senhor Prefeito e secretários desejando sensibilizá-los ainda mais para que avaliem o plano que apresentamos e o encaminhem à Câmara sob a forma de Projeto de Lei a fim de que, juntos, Executivo e Legislativo possam dar esse importante passo no que diz respeito à educação e à cultura em nossa cidade”, concluiu a vereadora – que na Câmara é presidente da Comissão de Educação, Esporte, Cultura, Ciência e Tecnologia.

Área do Cidadão

Deixe sua mensagem para a vereadora Rai de Almeida. Fale sobre o seu problema ou solicite uma melhoria no seu bairro. Estamos prontos para ouvir você