Sobre a CPI do SEMAE – algumas correções

Foi divulgado pela imprensa piracicabana nesta sexta-feira, 03/09, parte importante da oitiva realizada pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga na Câmara Municipal questões envolvendo a autarquia piracicabana do Semae – Sistema Municipal de Água e Esgoto. Ocorre, todavia, que – dado ao volume de informações apresentadas durante a referida oitiva, um ruído de comunicação fez com que algumas das informações prestadas pelo depoente (destacado por todos da comissão, deu aos presentes uma verdadeira aula sobre o Semae) acabassem chegando à imprensa de maneira truncada e pouco clara. Cumprindo o devido dever de fornecer informações sempre clara e precisas, esclarecendo aqui esses equívocos e pontuais truncamentos, cabendo a nossa honesta correção.

Em primeiro lugar, cabe evidenciar que o depoimento do ex-vereador Capitão Gomes, que aponta para a necessidade de se rever as isenções dadas pelo SEMAE  refere-se exclusivamente aos imóveis públicos (tais como Prefeitura, Câmara, Fumep e outro). Como bem evidenciou Capitão Gomes em seu depoimento, ele não trata das isenções a entidades sociais (com hospitais e outros), as quais, como se sabe, muitas vezes lutam para sobreviver e seguirem oferecendo à população o seu importante serviço. Nesse sentido, que seja reforçado e evidenciado essa posição.

Outro ponto de ruído de informação que se faz necessário ser, aqui, corrigido diz respeito ao início do período das isenções e criação das leis que a subsidiam. Contrariando o que foi divulgado, cumpre informar que o depoente referiu-se à gestão do ex-prefeito Mendes Thames, e não à gestão do ex-prefeito Barjas Negri – como acabou sendo evidenciado. Fato é, sim, portanto, que essa lei e as isenções que dela decorrem atravessam sucessivos governos e gestões – mas não são criadas pelo ex-prefeito Barjas Negri.

Por fim, reforçamos que a CPI vem cumprindo importante e árduo papel em prol da sociedade piracicabana – e tem dado conta de um volume de informações imenso. Dele, decorre que, na velocidade do tempo e da informação sempre instantânea, seja necessário, sempre, esclarecermos eventuais equívocos, prezando sempre pela lisura na divulgação de nossas informações.

Área do Cidadão

Deixe sua mensagem para a vereadora Rai de Almeida. Fale sobre o seu problema ou solicite uma melhoria no seu bairro. Estamos prontos para ouvir você