Secretário de Governo e vereadora debatem demandas da cidade
Tendo com tópico central problemas envolvendo questões de moradia, habitação e educação em Piracicaba, a vereadora Rai de Almeida (PT) e Carlos Beltrame, Secretário de Governo da atual gestão, estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira, 16/06, no gabinete do secretário. Na pauta apresentada pela vereadora, um ponto de destaque foi a preocupação com demora do Executivo em nomear um novo secretário da educação – após a saída do então secretário João Marcos Thomazzielo.
“Estamos recebendo muitas demandas envolvendo – em especial – essas duas áreas: a da habitação e a da educação”, informou Rai – que na semana passada esteve no bairro Bosques do Lenheiro, juntamente com o Presidente da Emdhap, em visita técnica a residências que estão apresentando problemas estruturais e colocando em risco a vida dos moradores.
Sobre a educação, Rai disse ao secretário que a pasta está sem norte – e que todo o processo que envolveu a nomeação e posterior exoneração do antigo secretário acabou fazendo com que a Secretaria de Educação ainda não tenha encontrado um caminho seguro para começar um trabalho mais efetivo junto às escolas do município. “Há muitas reclamações nesse sentido que nos tem chegado. Tanto em relação a alterações no administrativo como também em sobre mudanças na parte pedagógica que o antigo secretário estava propondo – e sobre as quais entramos com requerimento, via Câmara, solicitando melhores explicações para averiguarmos o que estava realmente acontecendo” – disse a vereadora.
O secretário Carlos Beltrame informou à vereadora, em primeira mão, que um novo secretário deverá ser anunciado provavelmente até esta sexta-feira, 18/06 – e que com a nomeação desse novo secretário as questões apresentadas pela vereadora poderão ser discutidas e ainda melhor debatidas com ele. Sobre a questão da moradia, Beltrame se dispôs a acompanhar de perto as discussões sobre a área – que deve envolver também a Emdhap.
Em relação às ocupações que se espalham pela região periférica da cidade – outra preocupação da vereadora Rai –, Beltrame também se dispôs a participar junto com a vereadora das conversações que ela quer promover junto aos líderes dessas comunidades, seus representantes legais e a Procuradoria do município intentando solucionar os problemas dessas comunidades e evitar desocupações e despejos. “É preciso garantir moradia digna a todos e todas”, concluiu Rai.