No Instituto Federal, vereadora participa de reunião com Conselho e Secretário de Educação
Nesta quarta-feira (17), a vereadora Rai de Almeida (PT) – que é presidenta da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal – participou de reunião junto a um grupo de docentes, diretores e discentes do Instituto Federal campus Piracicaba para se discutir possíveis parcerias com o Município no oferecimento de cursos de formação para a rede pública municipal. Liderada pelo diretor do campus Piracicaba, professor Aguinaldo Luiz de Barros Lorandi, a atividade contou também com a presença do vereador Pedro Kawai (PSDB) e do secretário municipal de educação, Bruno Roza.
A proposta do Instituto é estabelecer essa parceria com o município levando-se em conta todas as potencialidades da unidade – e tendo como contrapartida da municipalidade o oferecimento de alimentação para os estudantes do campus. O campus de Piracicaba conta hoje com 320 alunos ensino do médio integrado a cursos técnicos – além de cursos superiores e de especialização – e vem sofrendo com os cortes orçamentários feitos pelo governo Bolsonaro e que serão recompostos pelo governo Lula para o próximo ano.
A contrapartida solicitada pelo Instituto solicita à Prefeitura Municipal o oferecimento da alimentação justamente para os alunos e alunas do ensino médio do campus. A medida auxiliaria o Instituto na gestão dos gastos com essa demanda, uma vez que não há orçamento para a construção de uma cozinha ou restaurante capazes de preparar e fornecer refeições aos alunos e alunas.
A proposta, ainda em estudo e discussão, caso seja aceita pelo município precisará – no entanto – ser debatida e (a depender da natureza da propositura) aprovada pela Câmara. “Vamos acompanhar de perto essas tratativas e discussões, auxiliando no que for possível a fim de que possamos – numa via de mão dupla – fazer com que tanto o Instituto Federal como a municipalidade possam oferecer a Piracicaba propostas arrojadas na área da Educação, área essa fundamental para o crescimento e evolução de nossa sociedade” – afirmou a vereadora Rai de Almeida.
Novos encontros e novas discussões acerca dessa proposta estão programados para acontecer ainda ao longo deste semestre.