Dia da Comunidade Negra será celebrado nesta quinta
A partir de proposta apresentada pelo professor Noedi Monteiro, reconhecido estudioso que história e tradição da vida e cultura da comunidade negra em Piracicaba, a Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, no ano passado, projeto de lei de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT) que institui no calendário oficial do município o “Dia da Comunidade Negra de Piracicaba” – a ser celebrado anualmente todo dia 21 de abril.
O projeto objetiva garantir a valorização, o respeito à memória e à contribuição negra para a formação da cidade de Piracicaba, bem como, e por consequência, quer garantir a representatividade negra no calendário oficial do município. A data de 21 de abril rememora, como aponta o professor Noedi Monteiro, documentos históricos alusivos à História de Piracicaba que registra de maneira oficial, pela primeira vez, a presença negra no município em 21 de abril de 1733 – trinta e quatro anos antes da fundação da cidade por Antônio Correa Barbosa.
De acordo com o texto desse projeto de lei, a data de 21 de abril – segundo o professor Noedi Monteiro – “marca a histórica afrogenealogia das famílias negras piracicabanas portadoras de inestimável contribuição à formação do Município, com seus representantes étnicos, em todos os setores da sociedade, através dos tempos, e na cultura afro-caipira da cidade”. O projeto salienta ainda que se pretende difundir o universo afro no real universo Brasil e, desta forma, minimizar racismos, preconceitos, reafirmar respeitos às memórias e contribuições afrodescendentes. ]
O texto considera também que a cidade de Piracicaba foi das últimas do interior do estado de São Paulo a abolir o trabalho escravo e que após a “libertação” das pessoas escravizadas, a cidade assenhoreou seu próprio apartheid, fazendo com que “sombras da terrível mácula reverberassem até a atualidade como herança daqueles tempos sombrios. ”
Por conta das restrições que a pandemia da Covid-19 exigiu ainda no início deste ano, o Projeto de Lei não pode ser celebrado no mês de abril. Agora, com o afrouxamento das restrições, a atividade de celebração do Dia da Comunidade Negra de Piracicaba acontecerá nesta quinta-feira, na Escola Estadual Sud Mennucci, às 13h25. Na oportunidade, o professor Noedi Monteiro fará uma palestra e um bate-papo com a comunidade estudantil acerca da história do povo negro em Piracicaba.
A escola Sud Mennucci foi escolhida para acolher essa atividade por conta do excelente e expressivo trabalho que vem desenvolvendo com seus alunos e alunas em torno das questões que envolvem variados aspectos relativos à negritude e a história da comunidade negra em Piracicaba.
Da assessoria da vereadora Rai de Almeida.