Conexões em Ciência, Tecnologia e Informação
De um ano para cá, tenho buscado me inteirar sobre os assuntos relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação – sobretudo após a efetivação do Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara, do qual sou coordenadora.
Nesse tempo de dedicação mais vertical e com afinco sobre essa temática, tenho aprendido muito. É um universo novo, estimulante, complexo e desafiador. Entretanto, o que mais tenho ouvido e aprendido é que para que se possa desenvolver a ciência, a tecnologia e a inovação é preciso proporcionar conexões.
Por isso, de certa forma, o Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara, tem tido sucesso nesse sentido. Nossos encontros têm se notabilizado por uma rica troca de informações e conhecimentos.
Fruto dessa interação foi a nossa participação da revisão do Plano Diretor de CT&I, realizado há poucos dias e encabeçado pelo Conselho Municipal de CT&I, nosso parceiro no Fórum.
Outro exemplo profícuo dos debates foi a apresentação em reunião do Fórum das ações do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP). Para a surpresa de muitos, há um projeto desenvolvido pelo CENA em iniciação científica para alunos da Educação Básica de 4 a 10 anos de idade – que podem ser desenvolvidos tanto nas redes públicas municipal e estadual de ensino, quanto na rede privada.
A apresentação suscitou uma reunião conjunta entre a nossa coordenação, o Secretário de Educação do Município, Bruno Roza, o Diretor Regional de Ensino, Fábio Negreiros e professora Doutora do Cena Flávia Vischi Winck.
O resultado desse encontro foi o compromisso das redes públicas de ensino de levar adiante algumas iniciativas desenvolvidas pelo CENA: o Cena na Escola, que divulga os projetos do CENA e incentiva a Inovação – o Saberando, que atua na criação de material para apoio ao ensino de Ciências, incluindo livro (Histórias em quadrinhos) , jogos e tutoriais para experimentações científicas, a disponibilização dos laboratórios do CENA para professores e alunos e ainda a possibilidade de estágios para alunos do ensino médio.
De outro lado, a Secretaria Municipal de Ensino já formalizou o convite para que o CENA participar da primeira Eureka: Feira de Matemática, Ciência e Tecnologia, a ser realizada em agosto.
A riqueza dessas experiências mostra como é importante conectar as pessoas, seus projetos e sonhos. Somente dessa forma alimentamos a esperança de uma sociedade mais justa e democrática para os que virão. Iniciativas como essas demonstram que vale a pena estar no Legislativo piracicabano. Meu agradecimento ao povo de Piracicaba por essa oportunidade.