Vereadora aponta falta de participação popular em Plano de Arborização

A vereadora Rai de Almeida (PT) utilizou a tribuna da Câmara durante a 37ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (26), para abordar temas diversos relacionados ao seu mandato. Ela iniciou sua fala tratando da questão ambiental, da arborização urbana e do Plano Municipal de Leitura.

Rai de Almeida encaminhou requerimento ao Executivo questionando sobre o Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente. “De acordo com a resposta, o fundo conta com R$ 745 mil. Tem este valor mas não há nenhum projeto, nenhum programa, nenhum edital para a sociedade se inscrever e apresentar projetos. A Secretaria de Meio Ambiente e Abastecimento está inerte”, afirmou.

No mesmo requerimento, a vereadora questionou sobre o Plano de Arborização do município. “Responderam que há um plano de arborização, que está passando por uma revisão, porém, sem a participação da sociedade. O Governo Federal está fazendo conferências para discutir o plano nacional de arborização urbana e Piracicaba não tem feito nenhuma discussão com relação a esta questão”, disse. Rai fez um apelo para que o plano seja colocado em debate com a sociedade.

Outro tema abordado por Rai foi o Plano Municipal de Leitura, Livro, Literatura e Bibliotecas e um projeto de sua autoria que propõe transformar alguns centros de educação digital em bibliotecas. Ela relatou ter se reunido com o Ministério Público e a Secretaria Municipal de Educação para tratar da proposta. Segundo a vereadora, ficou acertado que a secretaria realizaria visitas a escolas públicas.

Rai acrescentou que, para sua surpresa, a visita ocorreu, inclusive em um centro de educação digital, com a participação de outro parlamentar, mas sem a sua presença. “É um projeto da minha autoria. Eu confesso aqui que fiquei surpresa, porque não fui chamada para participar. Até fiquei perguntando, é porque eu estou dentro do campo da denominada oposição, que não fui chamada", questionou.

Área do Cidadão

Deixe sua mensagem para a vereadora Rai de Almeida. Fale sobre o seu problema ou solicite uma melhoria no seu bairro. Estamos prontos para ouvir você