CPI do Semae flagra furto de água em condomínio
Em diligência surpresa efetuada após denúncia recebida, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que apura possíveis irregularidades no Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) flagrou in loco fraudes no captação e uso de água em um condomínio residencial localizado no bairro do Serrote.
O flagra do que se chama popularmente de “gato” foi feito pela presidente da CPI, a vereadora Rai de Almeida (PT), acompanhada por servidores do Semae. No local, com o auxílio desses servidores – que usaram até mesmo uma máquina escavadeira – a parlamentar pode verificar as ligações irregulares feitas por meio de mangueiras de borracha escondidas debaixo da terra e que levavam a água para algumas casas sem passar pelos hidrômetros do Semae.
Com a escavadeira e pás, os funcionários precisaram quebrar parte da calçada do condomínio para seguirem, a mangueira que – ao que se pode apurar – levava água irregularmente para várias casas da região.
Segundo a vereadora Rai, a denúncia foi recebida por ela de maneira repentina no momento em que os demais parlamentares da Comissão se encaminhavam para uma diligência em outra região da cidade. Dada a possibilidade do flagrante – uma vez que os funcionários da Semae estavam se dirigindo ao local da ocorrência – a vereadora se encaminhou rapidamente para o bairro do Serrote onde pode flagrar a situação de irregularidade.
“É muito triste verificar que algumas pessoas se equipam e se preparam para fazer uso de recursos que desviam a água tratada pelo Semae e a utilizarem ser pagar, num delito que lesa não só ao Semae mas, principalmente, a toda a cidade, aos demais cidadãos e cidadãs”.
Após o registro do flagrante, a vereadora se encaminhou ainda para outros pontos da cidade nos quais denúncias de outra natureza – esses referentes ao tratamento de esgoto pela Mirante – foram igualmente recebidas. No decorrer da semana, o CPI – com todos os seus integrantes – tem programada uma série de diligências pela cidade.