Exposição e palestra abrem os “16 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

Acontece nesta sexta-feira, 25, na Câmara Municipal de Piracicaba, a abertura dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A atividade faz parte de uma programação anual praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e do poder público e tem início programado para acontecer a partir das 13h30, no hall do Salão Nobre da Câmara, com a abertura da exposição “Vestígios”.

Na sequência, no Salão Nobre, às 14h, a abertura oficial dos “16 Dias de Ativismo” contará com uma palestra a ser ministrada por Beatrice Volpato Teixeira – que é mestranda em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, com foco sobre as questões de gênero e raça dentro da história da habitação de interesse social. Após a palestra, acontece ainda uma homenagem a Zaira Barakat Pimentel – por seus anos de atuação junto ao CRAM e sua dedicação ao enfrentamento da violência Contra a Mulher.

Exposição “Vestígios”

Integrando a programação dos 16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, na Câmara Municipal de Piracicaba, a exposição “Vestígios” revela a sensação das mulheres que são vítimas da violência doméstica – ao mesmo tempo em que quer fazer com que o público sinta e reflita sobre a dolorosa experiência de milhares de mulheres que, no Brasil, diariamente são vítimas das mais variadas formas de violência.

Tendo como mote a palavra “vestígio” – do latim vestigium (que significa rastro, pista, pegada ou, ainda, sinal) a exposição estrutura-se a partir da recolha de uma série de imagens e palavras que vão compondo simbolicamente as cenas que as mulheres vítimas de violência costumam vivenciar no seu dia a dia e que, tristemente, muitas vezes tornam-se as marcas ou pegadas espalhadas pelo caminho cruel que as submete ao feminicídio.

Mais do que um sinal de alerta para a sociedade, “Vestígios” é uma denúncia explícita de como as vítimas de violência se sentem em relação à agressão e ao agressor.

16 dias de ativismo

No Brasil, os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” ocorre desde 2003. No período, são realizadas atividades em diferentes instituições: Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Procuradoria da Mulher no Senado, Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, Ministério da Justiça, Ministério da Saúde, Juizados e Núcleos do Ministério Público e da Defensoria especializados na aplicação da Lei Maria da Penha nos Estados, entre outros.

A campanha teve início em 1991 e hoje conta com a adesão de cerca de 160 países, com início em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Programação

A programação completa pode conferida abaixo ou ainda acessada no site da Câmara Municipal de Piracicaba.

PROGRAMAÇÃO 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES.

 

 

25 de novembro (sexta-feira)

13h30 Abertura da Exposição “Vestígios”, no Hall do Plenário Francisco Coelho da Câmara Municipal de Piracicaba. (Visitas até 06 de dezembro, segunda à sexta, 08h às 17h).

14h Abertura dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, no Salão Nobre Helly Campos Melges da Câmara Municipal de Piracicaba

Rua Alferes José Caetano, 834 - Centro

 

29 de novembro (terça-feira)

14h     Bate-papo com lideranças religiosas sobre ações para o fim da violência contra as mulheres, na Sala de reuniões B do prédio anexo da Câmara Municipal de Piracicaba. Rua São José, 547 – 2º andar - Centro

14h30 Ação conjunta com a Patrulha Maria da Penha com as atendidas do Cram. Palestra/demonstração sobre defesa pessoal e funcionamento da Patrulha. (Atividade Fechada)

 

1º de dezembro (quinta-feira)

10h55 Conversa com alunos do 2º ano do Ensino Médio sobre o tema, com a participação da Procuradoria da Mulher da Câmara, Conselho da Mulher, Patrulha Maria da Penha e Promotoras Legais Populares, na Escola Estadual Sud Mennucci. (Atividade Fechada)

 

5 de dezembro (segunda-feira)

10h10 Reunião com os líderes de turmas sobre o tema, na Escola Estadual Sud Mennucci

10h55 Conversa com alunos do 2 º ano do Ensino Médio sobre o tema, com a participação da Procuradoria da Mulher da Câmara, Cram, Conselho Tutelar, Conselho da Mulher e Patrulha Maria da Penha, na Escola Estadual Sud Mennucci. (Atividade Fechada)

 

7 de dezembro (quarta-feira)

14h30 Oficina “das Penhas” – atividade grupal com as atendidas do Cram para confecção de bonecas. (Atividade Fechada)

19h Encerramento das atividades promovidas pela Procuradoria da Mulher, Conselho da Mulher e CRAM, com homenagens às mulheres ativistas. Auditório SMADS.

Rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900 – Centro

 

9 de dezembro (sexta-feira)

19h Roda de conversa sobre discriminação contra as mulheres LBTI – realização do Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Rua Cristiano Cleopath, 1902 – Alemães.

 

14 de dezembro (quarta-feira)

14h30 Oficina “das Penhas” – atividade grupal com as atendidas do Cram para confecção de bonecas. (Atividade Fechada)

17h Palestra para mulheres e adolescentes sobre violência e relacionamentos abusivos, no EPSEMC 2. (Atividade Fechada)

Área do Cidadão

Deixe sua mensagem para a vereadora Rai de Almeida. Fale sobre o seu problema ou solicite uma melhoria no seu bairro. Estamos prontos para ouvir você