Rai homenageia “Reciclador Solidário”

Neste mês em que a Câmara Municipal de Piracicaba comemorou os seus 200 anos, a vereadora Rai de Almeida (PT) indicou a “Cooperativa do Reciclador Solidário” para receber homenagem durante a Sessão Solene ocorrida no último dia 11, no Salão Nobre da Câmara – quando cidadãos, cidadãs e entidades piracicabanas que se destacaram na construção da rica história da cidade foram lembrados e homenageados pelos vereadores e vereadoras.

De acordo com a vereadora Rai, a escolha da “Cooperativa do Reciclador Solidário” como entidade por ela homenageada nesse momento histórico da Câmara se deve ao fato de que essa cooperativa desempenha há quase 20 anos a importante e necessária tarefa de separar e destinar para a reciclagem materiais que podem ser reaproveitados – mas que foram descartados como lixo e, por isso, recolhidos pelo serviço de limpeza urbana.

Segundo a vereadora, “é importante lembrar que o reprocessamento de resíduos sólidos é uma necessidade cada vez mais presente no cotidiano das cidades, em especial naquelas de alta concentração populacional urbana – como é o caso de Piracicaba”. Para Rai de Almeida, “seja sob seus aspectos mais diretos – como o de estimular atividades econômicas geradoras de emprego e renda – como também nos indiretos – como os sociais –, o trabalho dos recicladores tornam aquilo que seria negativo no ambiente urbano em algo positivo”.  Ou seja, a “Cooperativa do Reciclador Solidário” contribui com a redução de danos e custos – favorecendo a saúde pública e o meio ambiente, economizando água e energia”, afirma Rai.

Nesse sentido, a vereadora lembra também que de acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a quantidade de resíduos sólidos urbanos destinados inadequadamente no Brasil cresceu 16% na última década (tendo a quantidade passado de 25,3 milhões de toneladas por ano em 2010 para 29,4 milhões de toneladas/ano em 2019). Segundo Rai de Almeida, a conscientização sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado pode contribuir para a mudança desse cenário. “Destinar esses resíduos para coleta seletiva e depois unidades de triagem está definido na PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, exatamente para gerar emprego, trabalho e renda”, aponta a vereadora.

Como aponta ainda a vereadora Rai de Almeida, “importa observar que o trabalho cooperado ali realizado – em sua maioria mulheres – faz com que materiais antes tidos como inservíveis possam ser ressignificados ao ganharem novas formas e novos usos”. Além disso, a vereadora aponta que – como vale ser conferido em um vídeo produzido pela Cooperativa e disponível na web – muitas vezes as pessoas que fazem parte dessa atividade estão marcadas por um triste histórico de dores e de sentimento de invisibilidade social – e encontram assim nessa atividade mais que os meios de sustento financeiro.

Nesse contexto, Rai afirma por fim que “a reciclagem merece a definição – por parte das autoridades governamentais – de instrumento de política econômica  que  permita  e  induza  os agentes   econômicos   a   exercê-la   de   forma   contínua   e   crescente”, diz Rai.  “Afinal, esta é uma atividade que atende aos moldes do desenvolvimento sustentável – sendo assim mais do que merecida a homenagem que nosso gabinete presta aos recicladores nesta data tão importante para a cidade”, conclui Rai.

Área do Cidadão

Deixe sua mensagem para a vereadora Rai de Almeida. Fale sobre o seu problema ou solicite uma melhoria no seu bairro. Estamos prontos para ouvir você